home NOTÍCIAS 69 views #

Campanha orienta para prevenção à covid-19 em territórios tradicionais

Movimento da Promotoria Agrária da 1ª Região alerta comunidades para evitarem o contágio da doença

A Promotoria Agrária da 1ª Região, por intermédio da Câmara de Tratamento de Conflitos Agrários e Fundiários a ela vinculada, lançou, nesta terça-feira (25), a campanha #ficanacomunidade #respeitaoterritorio, que busca orientar moradores de comunidades e territórios tradicionais sobre formar de prevenção ao novo coronavírus.

A campanha consiste em divulgar informações por celular e redes sociais, realizar atendimentos e tirar dúvidas de moradores de territórios tradicionais, como descendentes de quilombolas. “Também divulgaremos informações sobre medidas que devem ser adotadas por pessoas externas aos povos e comunidades tradicionais e orientações aos membros destas comunidades”, completa a promotora de Justiça Eliane Moreira, titular da Promotoria Agrária da 1ª Região, cuja sede é Castanhal.

A iniciativa é resultado de questionamentos e dúvidas encaminhadas recentemente à promotoria de modo informal, todas referentes à atual pandemia da covid-19.

“Muitos questionamentos dizem respeito à realização de reuniões ou mesmo pedidos de visitações às comunidades, razão pela qual se observou a necessidade de estabelecer esta canal de comunicação que busca a proteção dos territórios e dos povos e comunidades tradicionais, zelando pela saúde e autodeterminação das comunidades sobre seus territórios conforme previsto na convenção 169 da OIT”, comenta a promotora Eliane Moreira.

“Neste momento de transmissão comunitária da covid-19, precisamos reforçar o respeito aos territórios de povos e comunidades tradicionais. Por isso, para quem não é comunitário, respeite o território. Se você é comunitário, fique na comunidade”, conclui.

Dúvidas e pedidos de orientação podem ser obtidos pelo telefone (91) 98871-2134 (também é Whatsapp) e pelo e-mail camara1regiao@mppa.mp.br.

  

Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social

69 viewsPublicado por: Emanuel Mathias | em: 25/03/2020
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider